A foliculite decalvante é uma condição inflamatória crônica do couro cabeludo. De forma muito rara, pode afetar outra área da pele que possui pelos, como a barba, axilas, região pubiana e pernas. Esta inflamação da raiz do cabelo geralmente resulta em queda de cabelo e áreas sem fios de forma cicatricial.
Afeta predominantemente adolescentes e adultos jovens negros do sexo masculino. As pápulas foliculares avermelhadas evoluem para pústulas que se assemelham a espinhas com pus ao redor de um ou mais folículos pilosos.
A foliculite decalvante pode ser superficial ou profunda. A primeira afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Os sintomas se manifestam como: pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; pele avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. Geralmente este tipo de foliculite não causam complicações.
O tipo profundo pode causar a formação de furúnculos. Os sintomas principais são: grandes áreas avermelhadas; lesões elevadas com pus amarelado na região central; áreas mais sensíveis e doloridas; com dor intensa em alguns casos. As chances de cicatrizes são maiores e pode ocorrer destruição do folículo piloso.
Dra. Lorena Ávila
CRM: 16258 RQE: 12218
- Dermatologista especialista em Doenças do Cabelo e Couro Cabeludo;
- Especialista em Dermatologia Clínica pelo Instituto BWS;
- Especialista em Cirurgia Dermatológica pelo Instituto BWS;
- Especialista em Desordens do Cabelo e Couro Cabeludo pela New York University;
- Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Clínica Médica Espaço Libélula Saúde
Órion Business & Health, Av. Mutirão, 2653 Salas C-28 09 e C-28 11, St. Marista, Goiânia.
Telefone: (62) 4101-8289
Whatsapp: (62) 99905-5115