Alopecia androgenética conhecida como calvície, é uma forma de queda de cabelos progressiva e padronizada que é determinada geneticamente. Tem causas principais a genética e androgênios. É relativamente frequente na população e pode acometer tanto homens quanto as mulheres. A alopecia androgenética se desenvolve desde a adolescência, quando se inicia o estímulo hormonal e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios fiquem progressivamente mais finos. Porém a calvície só fica mais aparente por volta dos 40 ou 50 anos.
O principal sintoma é o afinamento dos fios que faz com que os cabelos fiquem ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nos homens, as áreas mais acometidas são a coroa e a região frontal (entradas). Nas mulheres o padrão da calvície é um afinamento difuso na área da coroa, mas com a preservação da linha capilar. A condição pode estar associada com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo.
Em caso de suspeita de alopecia androgenética procure um dermatologista especialista em Doenças do Cabelo e Couro Cabeludo. O diagnóstico é basicamente clínico através do reconhecimento do padrão da queda de cabelo.
Dra. Lorena Ávila
CRM: 16258 RQE: 12218
- Dermatologista especialista em Doenças do Cabelo e Couro Cabeludo;
- Especialista em Dermatologia Clínica pelo Instituto BWS;
- Especialista em Cirurgia Dermatológica pelo Instituto BWS;
- Especialista em Desordens do Cabelo e Couro Cabeludo pela New York University;
- Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Clínica Médica Espaço Libélula Saúde
Órion Business & Health, Av. Mutirão, 2653 Salas C-28 09 e C-28 11, St. Marista, Goiânia.
Telefone: (62) 4101-8289
Whatsapp: (62) 99905-5115